:: Farmabrasilis Português Inglês Principal | Mapa do Site | Adicione aos Favoritos | Indique o site | Contato
Pesquise no site
Todos os Conteúdos

28/09/2008

Estudos de toxicidade e segurança -Toxicidade in vitro


 

• Estudos preliminares de toxicidade :

 

1) Mitocôndrias,

 

2) Linhagem celular  V-79,

 

3) Linfócitos

 

• Citotoxicidade em  mitocôndrias

 

Em estudos preliminares de toxicidade, a atividade funcional de membrana de mitocôndrias de fígado de rato submetidas a diferentes concentrações do imunomodulador P-MAPA, foi avaliada através da observação da fosforilação oxidativa e transporte de Cálcio (Ca).

 

No caso de moléculas ou compostos dotados de toxicidade, essas funções celulares podem se mostrar comprometidas ou defeituosas, dependendo da toxicidade e/ou concentração do produto em teste.

 

Resultados

 

O imunomodulador P-MAPA foi adicionado in vitro em culturas de células de mitocôndrias, atingindo-se concentrações bastante elevadas (até 100 ug/mL) e não foram observadas disfunções nas mitocôndrias, indicando ausência de toxicidade para esse tipo de estrutura celular mesmo em altas concentrações.

 

• Citotoxicidade - linhagem celular V79 

 

Experimentos de citotoxidade baseados em curvas de sobrevivência de fibroblastos de hamster chinês (linhagem celular V79), demonstraram que o imunomodulador P-MAPA adicionado a culturas destas células, mesmo em elevadas concentrações (concentração = 0.83 uM = 120 ug/ml) não se mostrou tóxico a essas células.

 

Mesmo utilizado nestas altas concentrações, não se atingiu o ID50 para o imunomodulador P-MAPA.

 

Conclusão

 

 

O imunomodulador P-MAPA não se mostra tóxico in vitro mesmo a altas concentrações em culturas celulares V-79, que são linhagens utilizadas como padrão para estudos de toxicidade.

 

 • Aberrações cromossômicas em linfócitos

 

Mudanças de caráter citogênico em linfócitos induzidas por fatores ou compostos mutagênicos, carcinogênico e finalmente por poluentes ambientais, podem ser usualmente monitoradas por alterações no número de trocas de cromátides irmãs, aberrações cromossomiais e índice mitótico.

 

O imunomodulador P-MAPA foi acrescentado em culturas de linfócitos em várias concentrações (até o valor máximo de 100 ug/ml.), não se observando qualquer diferença significativa entre as culturas tratadas com o composto e as cultura não tratadas utilizadas como controle.

 

As freqüências de aberrações numéricas e estruturais observadas nos linfócitos estavam dentro dos valores normais descritos na literatura.

 

Conclusão

 

Nas condições experimentais utilizadas, o imunomodulador P-MAPA apresenta-se como um composto não genotóxico, inclusive quando utilizado em altas concentrações.



Indique a um Amigo Indique a um Amigo ImprimirImprimir VoltarVoltar
Lógica Digital
Política de Privacidade  |  Termo de Uso  |  copyright @2006 - farmabrasilis - todos os direitos reservados