:: Farmabrasilis Português Inglês Principal | Mapa do Site | Adicione aos Favoritos | Indique o site | Contato
Pesquise no site
Todos os Conteúdos

27/09/2008

Propriedades biológicas - modelos animais para estudo de doenças infecciosas - Listeriose


 

Utilização do P-MAPA em estados patológicos

Modelos animais - infeccções bacterianas

Listeriose

 

A Listeriose é uma doença grave que atinge especialmente mulheres grávidas, ocasionando abortos.

 

Também afeta adultos com sistemas imunológicos comprometidos, levando ao desenvolvimento de gastroenterite febril aguda nos casos clínicos mais comuns e comprometimento neurológico, nos casos mais graves.

 

De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC/Atlanta- USA) um em cada cinco casos de Listeriose resulta em morte.

 

O agente causador é a Listeria monocytogenes, uma bactéria de ciclo de vida intracelular facultativo, frequentemente associada a devastadoras infecções em pacientes portadores de deficiência imunológica.

 

Pela comprovada relação existente entre competência imunológica e controle da infecção, a bactéria Listeria monocytogenes, é largamente utilizada como um patógeno intracelular modelo em estudos envolvendo o comportamento da resposta imunológica frente a desafios infecciosos.

 

Por esta mesma razão, este modelo experimental é também bastante utilizado para testes in vivo, para analisar a eficácia de novos medicamentos, principalmente aqueles capazes de estimular ou modular a resposta imunológica.

 

Numerosos estudos têm demonstrado que os linfócitos T e as citoquinas possuem um papel crucial na determinação da evolução da resposta do organismo hospedeiro frente a infecção bacteriana.

 

Nos estudos envolvendo a utilização do imunomodulador P-MAPA, foram investigados os efeitos do imunomodulador P-MAPA no crescimento e diferenciação das células progenitoras de granulócitos-macrófagos( CFU-GM) na medula óssea em camundongos infectados experimentalmente com Listeria monocytogenes, em relação a animais controles (infectados e não tratados).

 

Adicionalmente foram investigadas a produção de citoquinas e a habilidade do P-MAPA em proteger os animais inoculados com dose mortais da bactéria por via intraperitoneal (i.p.).

 

Resultados

 

Nos animais controles, uma significativa redução no número de CFU-GM foi observada na fase inicial da infecção de uma dose subletal por L.Monocytogenes

 

Em contrapartida, nos animais tratados com P-MAPA nas dosagens de 0,5 mg/kg, 2 mg/kg e 5mg/kg , por 7 dias antes da infecção por L.monocytogenes ocorreu mielopoiese induzida pelo fármaco e isto se deu de modo dose-dependente.

 

Além disso, em animais inoculados com uma dose letal de L.monocytogenes e tratados com dosagens de 0,5 mg/kg e 5 mg/kg, ocorreram 30% e 40% de sobrevivência respectivamente, face a totalidade de óbitos observada nos  animais controles não-tratados. 

 

9spimunolisteriasobrevivencia

 

Além de modular a formação de CFU-GM, o imunomodulador P-MAPA nestes experimentos mostrou-se capaz de estimular a produção de citoquinas ( principalmente Interferon-gama e Interleucina 2).  

 

DISCUSSÃO

 

Estes dados  provenientes de um modelo animal largamente utilizado para estudo de doenças infecciosas, comprovam que a utilização do imunomodulador P-MAPA: 

 

* Induz mielopoese, com um aumento dose-dependente de células progenitoras de granulócitos-macrófagos ( CFU-GM)

 

* Estimula a produção de citoquinas, principalmente o Interferon-gama ( IFN-g) e a Interleucina 2 (IL-2)

 

* Amplifica de modo notável a resposta do hospedeiro frente à infecções bacterianas, resultando em significativo percentual de recuperação.

 

CONCLUSÃO 

 

Estas propriedades biológicas do imunomodulador P-MAPA reveladas neste experimento,  sugerem  importantes aplicações  terapêuticas para o composto na prática, como por exemplo, a sua  utilização  na profilaxia e tratamento de infecções bacterianas  utilizado isoladamente ou utilizado em terapia combinada com antibacterianos.



Indique a um Amigo Indique a um Amigo ImprimirImprimir VoltarVoltar
Lógica Digital
Política de Privacidade  |  Termo de Uso  |  copyright @2006 - farmabrasilis - todos os direitos reservados